PT
BR
Pesquisar
Definições



diatomácea

A forma diatomáceapode ser [feminino plural e singular de diatomáceodiatomáceo], [nome feminino plural] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
diatomáceadiatomácea
( di·a·to·má·ce·a

di·a·to·má·ce·a

)


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Espécime das diatomáceas.

diatomáceas


nome feminino plural

2. [Botânica] [Botânica] Género de algas microscópicas que vivem nas águas doces e salgadas, e no solo, onde formam uma espécie de lodo gelatinoso.

etimologiaOrigem etimológica:latim científico Diatomaceae.
diatomáceodiatomáceo
( di·a·to·má·ce·o

di·a·to·má·ce·o

)


adjectivoadjetivo

[Botânica] [Botânica] Relativo às diatomáceas.

etimologiaOrigem etimológica:latim científico Diatomaceae.

Auxiliares de tradução

Traduzir "diatomácea" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.




Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.