PT
BR
Pesquisar
Definições



diamante-de-cabeça-roxa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
diamante-de-cabeça-roxadiamante-de-cabeça-roxa
( di·a·man·te·-de·-ca·be·ça·-ro·xa

di·a·man·te·-de·-ca·be·ça·-ro·xa

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Aidemosyne modesta) da família dos estrildídeos. = DIAMANTE-MODESTO

etimologiaOrigem etimológica:diamante + de + cabeça + roxa, feminino de roxo.

diamante-de-cabeça-roxadiamante-de-cabeça-roxa

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



A minha dúvida é a seguinte: qual o antónimo da palavra "antecipar"? Vejo, com alguma frequência, que são utilizadas as palavras "postcipar" ou "postecipar" que, presumo, estarão incorrectas. Se assim for, qual o antónimo correcto?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo antecipar pode ter como antónimos os verbos adiar (ex.: a reunião foi antecipada vs. a reunião foi adiada), atrasar (ex.: a festa antecipou-se vs. a festa atrasou-se), procrastinar (ex.: o ministério antecipou a construção do hospital vs. o ministério procrastinou a construção do hospital), prorrogar (ex.: o prazo de entrega foi antecipado vs. o prazo de entrega foi prorrogado) e retardar (ex.: o concessionário antecipou a entrega do carro vs. o concessionário retardou a entrega do carro). As formas postecipar e postcipar não se encontram registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que o seu uso é de evitar.



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.