Significado de destrame-se-lhas

    A forma destrame-se-lhaspode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de destramardestramar], [terceira pessoa singular do imperativo de destramardestramar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de destramardestramar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    destramardestramar
    ( des·tra·mar

    des·tra·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Desfazer a trama de.

    2. Desenredar.

    3. [Figurado] [Figurado] Tornar nulo, fazer baldar uma conspiração ou trama.

    etimologiaOrigem:des- + tramar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    batagem | n. f.

    Operação para enredar os fios destramados dos casulos da seda....


    desfiladora | n. f.

    Máquina para destramar tecidos, usada em fábricas de papel e nitrocelulose....


    tremar | v. tr.

    Pôr trema em....


    esbeatar | v. tr.

    Destramar os fios de um tecido....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "destrame-se-lhas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Procuro uma palavra que poderá significar "capacidade de difundir" a que chamei difusividade, termo que me advém do inglês difusivity. Não encontrei qualquer entrada no dicionário, nem nas perguntas frequentes.


      Última crónica de António Lobo Antunes na Visão "Aguentar à bronca", disponível online. 1.º Parágrafo: "Ficaram por ali um bocado no passeio, a conversarem, aborrecidas por os homens repararem menos nelas do que desejavam."; 2.º Parágrafo: "nunca imaginei ser possível existirem cigarros friorentos, nunca os tinha visto, claro, mas aí estão eles, a tremerem. Ou são os dedos que tremem?".
      Dúvidas: a conversarem ou a conversar? A tremerem ou a tremer?