Significado de destampar-se-nos

    A forma destampar-se-nospode ser [infinitivo de destampardestampar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de destampardestampar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de destampardestampar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de destampardestampar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de destampardestampar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    destampardestampar
    ( des·tam·par

    des·tam·par

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tirar a tampa a. = DESTAPAR

    verbo intransitivo

    2. [Informal] [Informal] Disparatar.

    etimologiaOrigem:des- + tampa + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "destampar-se-nos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    destampado | adj.

    A que se tirou o tampo ou os tampos....


    destampice | n. f.

    O mesmo que destampatória....


    destampar | v. tr. | v. intr.

    Tirar a tampa a....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "destampar-se-nos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se escrever ou dizer o termo deve de ser é correcto? Eu penso que não é correcto, uma vez que neste caso deverá dizer-se ou escrever deverá ser... Vejo muitas pessoas a usarem este tipo de linguagem no seu dia-a-dia e penso que isto seja uma espécie de calão, mas já com grande influência no vocabulário dos portugueses em geral.


      Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".