Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desseiar

desseiardesseiar | v. tr. e intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

des·sei·ar des·sei·ar


verbo transitivo e intransitivo

Limpar completamente (oliveiras), excepto nas raízes e na copa.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Dúvidas linguísticas


Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




A minha dúvida é a seguinte: qual a diferença entre policéfalo e pluricéfalo?
Como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam, a forma policéfalo provém directamente do grego e a forma pluricéfalo resulta da adjunção do prefixo pluri-, que exprime a noção de “muitos”, ao elemento de composição -céfalo, que exprime a noção de “cabeça”. Os dois adjectivos podem ser usados para qualificar algo que tenha muitas cabeças (ex.: besta policéfala; ramos pluricéfalos), no entanto, a forma pluricéfalo é considerada um hibridismo, pois pluri- é de origem latina e -céfalo é de origem grega. Os hibridismos são geralmente desaconselhados pelos gramáticos mais puristas, daí que formas híbridas como pluricéfalo ou bicéfalo possam ser preteridas em favor das consideradas preferenciais, policéfalo e dicéfalo, que não resultam da junção de elementos latinos e gregos.
pub

Palavra do dia

é·fo·de é·fo·de


(latim ephod, do hebraico efod)
nome masculino

[Religião]   [Religião]  Peça de vestuário usada pelos sacerdotes hebreus por cima das outras vestes. = EFÓ

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desseiar [consultado em 30-01-2023]