Significado de desse-se-ma

    A forma desse-se-mapode ser [ de dessedesse], [masculino singular de dessedesse], [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de dessardessar], [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de dardar], [terceira pessoa singular do imperativo de dessardessar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de dessardessar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de dardar].

    verbo transitivo

    verbo transitivo e intransitivo

    verbo transitivo e pronominal

    verbo intransitivo

    verbo pronominal

    verbo copulativo


    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "desse-se-ma" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    acárpico | adj.

    Diz-se da planta que não dá fruto....


    adriático | adj.

    Relativo ao mar deste nome ou suas imediações....


    albiflor | adj. 2 g.

    Que dá flores brancas....


    alabão | adj.

    Diz-se do gado que dá crias e leite (por oposição oposição a alfeiro)....


    amebeu | adj.

    Que tem forma de diálogo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "desse-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se é correcto dizer: deve trinta Euro ou deve trinta Euros. Na palavra Euro ('moeda') o E pode ser minúsculo?


      Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?