PT
BR
Pesquisar
Definições



desregulada

A forma desreguladapode ser [feminino singular de desreguladodesregulado] ou [feminino singular particípio passado de desregulardesregular].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desregulardesregular
( des·re·gu·lar

des·re·gu·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tirar da regularidade ou fazer com que deixe de estar regularizado.


verbo pronominal

2. Deixar de estar regulado ou sair da regularidade.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: DESAJUSTAR
sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: AJUSTAR, REGULAR

etimologiaOrigem etimológica:des- + regular.
desreguladodesregulado
( des·re·gu·la·do

des·re·gu·la·do

)


adjectivoadjetivo

Que se desregulou.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de desregular.
desreguladadesregulada

Auxiliares de tradução

Traduzir "desregulada" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.