Significado de despiorai-no-lo

    A forma despiorai-no-loé [segunda pessoa plural do imperativo de despiorardespiorar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    despiorardespiorar
    ( des·pi·o·rar

    des·pi·o·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    [Informal] [Informal] Tornar ou ficar menos mau ou menos mal (ex.: temos de começar por despiorar o que está muito mal). = MELHORARDESMELHORAR, EMPIORAR, PIORAR

    etimologiaOrigem:des- + piorar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    desmelhorar | v. tr. | v. intr. e pron.

    Impedir o melhoramento de....


    despiorar | v. tr. e intr.

    Tornar ou ficar menos mau ou menos mal (ex.: temos de começar por despiorar o que está muito mal)....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "despiorai-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      As palavras sobre as quais que tenho dúvidas são rentabilidade e rendibilidade. Eu penso que rentabilidade não existe, pois esta palavra refere-se a rendimento e não a rentimento. Ou seja, não se deveria dizer rentabilidade, mas sim rendibilidade. Sei que no vosso site, também tem a designação para a palavra rentabilidade e associam-na a rendibilidade, no entanto gostava de vos perguntar se realmente esta palavra existe, e, se existe, se sempre existiu, ou se só existe desde o novo acordo da língua portuguesa.