Significado de despertam-se-tos

    A forma despertam-se-tosé [terceira pessoa plural do presente do indicativo de despertardespertar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    despertardespertar
    ( des·per·tar

    des·per·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:abundante.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    1. Tirar ou sair do sono ou de um estado de dormência ou anestesia (ex.: o trovão despertou-nos; o paciente ainda não despertou; a criança despertou-se, mas voltou a dormir). = ACORDAR, ESPERTAR ≠ ADORMECER

    verbo transitivo

    2. Dar origem a (ex.: o episódio despertou sentimentos contraditórios). = ATIÇAR, ESPERTAR, ESTIMULAR, PROVOCAR

    3. Tornar ou ficar atento ou consciente em relação a algo (ex.: despertou o filho para os riscos envolvidos; só agora despertaram para os problemas ambientais). = CONSCIENCIALIZAR, CONSCIENTIZAR

    nome masculino

    4. Ato ou efeito de despertar (ex.: teve um lento despertar; os meus despertares são sempre difíceis). = DESPERTAMENTO

    etimologiaOrigem:alteração de espertar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "despertam-se-tos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    ambíguo | adj.

    Em que pode haver mais de um sentido....


    desperto | adj.

    Acordado; vigilante....


    esurino | adj.

    Que desperta o apetite....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "despertam-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.