Significado de desejara-no-los

    A forma desejara-no-lospode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de desejardesejar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de desejardesejar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    desejardesejar
    ( de·se·jar

    de·se·jar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Ter vontade de. = QUERER

    2. Sentir desejo por. = APETECER, COBIÇAR, PRETENDER

    3. Aspirar a.

    4. Expressar a alguém votos de que algo aconteça (ex.: desejar felicidades).

    verbo intransitivo

    5. Sentir desejos; ter ambições.

    verbo transitivo e pronominal

    6. Sentir atração sexual por.

    etimologiaOrigem:desejo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "desejara-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Que causa diminuição ou ausência de desejo sexual....


    benévolo | adj.

    Que deseja bem aos outros....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "desejara-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase "o cão rosnou "entre dentes", escreve-se "entre dentes" ou "entredentes" ou "entre-dentes"? No dicionário da Porto Editora encontrei "entredente" a referir-se a engrenagens dentadas. De resto parece-me que a opção correcta é "entre dentes".


      Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo), qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?