PT
BR
Pesquisar
Definições



descredibilizante

A forma descredibilizantepode ser [derivação feminino singular de descredibilizardescredibilizar], [derivação masculino singular de descredibilizardescredibilizar] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
descredibilizantedescredibilizante
( des·cre·di·bi·li·zan·te

des·cre·di·bi·li·zan·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que diminui ou faz perder a credibilidade; que descredibiliza (ex.: declaração descredibilizante). = DESCREDIBILIZADORCREDIBILIZADOR, CREDIBILIZANTE

etimologiaOrigem etimológica:descredibilizar + -ante.
descredibilizardescredibilizar
( des·cre·di·bi·li·zar

des·cre·di·bi·li·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Tirar ou perder a credibilidade.CREDIBILIZAR

etimologiaOrigem etimológica:des- + credibilizar.


Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.