PT
BR
Pesquisar
Definições



descaminho

A forma descaminhopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de descaminhardescaminhar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
descaminhodescaminho
( des·ca·mi·nho

des·ca·mi·nho

)


nome masculino

1. Sumiço.

2. Extravio aos direitos; contrabando.

3. Mau proceder; desgoverno.

4. Malversação.

descaminhardescaminhar
( des·ca·mi·nhar

des·ca·mi·nhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer desaparecer; dar descaminho a. = EXTRAVIAR, PERDER, SUMIR

2. Tirar o que é de outrem. = FURTAR, ROUBAR

3. Subtrair aos direitos (aduaneiros ou de consumo).

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: DESENCAMINHAR

etimologiaOrigem etimológica:des- + caminho + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "descaminho" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.




Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.