PT
BR
Pesquisar
Definições



desbóias

A forma desbóiasé [feminino plural de desbóiadesboiadesbóiadesboia].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desbóiadesboiadesbóiadesboia
|ói| |ói| |ói| |ói|
( des·bói·a des·boi·a

des·bói·a

des·boi·a

)


nome feminino

[Agricultura] [Agricultura] Extracção da primeira cortiça do sobreiro.

etimologiaOrigem etimológica:des- + bóia.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: desboia.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: desbóia.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:desboia.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: desbóia.
desbóiasdesbóias

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.