PT
BR
Pesquisar
Definições



desaparelho

A forma desaparelhopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de desaparelhardesaparelhar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desaparelhodesaparelho
|â| ou |ê| |ê|
( de·sa·pa·re·lho

de·sa·pa·re·lho

)


nome masculino

1. Acto de desaparelhar.

2. Estado do que está desaparelhado.

desaparelhardesaparelhar
( de·sa·pa·re·lhar

de·sa·pa·re·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Desmontar (um aparelho).

2. Tirar o aparelho (à besta).

3. Desguarnecer.

4. [Marinha] [Marinha] Retirar o aparelho; desarmar (o navio).

desaparelhodesaparelho

Auxiliares de tradução

Traduzir "desaparelho" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



A palavra caravançarai é utilizadíssima por José Saramago, em seu livro O Evangelho segundo Jesus Cristo. É possível entender do que se trata, mas eu gostaria de ter uma explicação mais exata, com informação, inclusive da origem da palavra e não a encontrei em seu dicionário on-line. Poderiam os senhores me encaminhar o verbete?
A palavra caravançarai é forma variante de caravançará, termo de origem persa que significa “estalagem onde se hospedam gratuitamente as caravanas que atravessam regiões desertas”.