PT
BR
Pesquisar
Definições



desaparecêssemos

A forma desaparecêssemosé [primeira pessoa plural do pretérito imperfeito do conjuntivo de desaparecerdesaparecer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desaparecerdesaparecer
|cê| |cê|
( de·sa·pa·re·cer

de·sa·pa·re·cer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Sair da vista ou da presença.

2. Ocultar-se.

3. Fugir, abalar.

4. Sumir-se; levar descaminho.

5. [Figurado] [Figurado] Morrer.

6. Apagar-se, ofuscar-se.

etimologiaOrigem etimológica:des- + aparecer.
Confrontar: desperecer.

Auxiliares de tradução

Traduzir "desaparecêssemos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.