Significado de desalagar-se-me

    A forma desalagar-se-mepode ser [infinitivo de desalagardesalagar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de desalagardesalagar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de desalagardesalagar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de desalagardesalagar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de desalagardesalagar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    desalagardesalagar
    ( de·sa·la·gar

    de·sa·la·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Esgotar as águas de cima de; enxugar.

    2. [Figurado] [Figurado] Desembaraçar.

    3. Despejar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    desalagar | v. tr.

    Esgotar as águas de cima de; enxugar....


    talar | v. tr.

    Sulcar um campo para o desalagar; drenar a superfície....


    talho | n. m.

    Golpe dado com instrumento cortante....


    tala | n. f.

    Ação de talar ou sulcar os campos para os desalagar....


    desaguar | v. tr. | v. intr.

    Dar saída às águas de....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "desalagar-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Gostaria de saber a principal diferença entre o uso das palavras íntegro e integro e se não existe esta última palavra enquanto adjectivo.