Significado de derrogar-se-ma

    A forma derrogar-se-mapode ser [infinitivo de derrogarderrogar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de derrogarderrogar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de derrogarderrogar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de derrogarderrogar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de derrogarderrogar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    derrogarderrogar
    ( der·ro·gar

    der·ro·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Revogar em parte (leis, contratos, etc.).

    verbo intransitivo

    2. Praticar atos com infração (de lei, de regra, etc.).

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "derrogar-se-ma" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Que encerra derrogação (ex.: o país beneficiou de um período derrogatório para receber fundos europeus)....


    derroga | n. f.

    O mesmo que derrogação....


    derrogador | adj. n. m.

    Que ou aquele que derroga....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "derrogar-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Tenho uma dúvida sobre a palavra faixa-etária. Aliás, esta palavra tem hífen ou são duas palavras totalmente distintas? E como ficaria o plural? "Existem, ao todo, cinco faixas-etárias"?