PT
BR
Pesquisar
Definições



derrame

A forma derramepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de derramarderramar], [terceira pessoa singular do imperativo de derramarderramar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de derramarderramar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
derramederrame
( der·ra·me

der·ra·me

)


nome masculino

Derramamento; perda.

derramarderramar
( der·ra·mar

der·ra·mar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Verter, deixar correr por fora.

2. Entornar.

3. Espargir, difundir.

4. Exalar.

5. Distribuir (um imposto).

6. Prodigalizar; produzir em abundância.

7. Desramar (árvores).

8. [Regionalismo] [Regionalismo] Estragar; corromper.


verbo pronominal

9. [Popular] [Popular] Ser atacado de raiva; danar-se.

derramederrame

Auxiliares de tradução

Traduzir "derrame" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta para o plural: a) Durante os fins de semana... b) Durante os finais de semana...?
Fins de semana é o plural da locução fim de semana (os dicionários portugueses registam a forma hifenizada fim-de-semana e os brasileiros dão preferência à locução) e finais de semana é a forma plural da locução final de semana, pelo que ambos estão correctos.



Porque escrevemos Henrique com um r e não dois rr? Qual a regra?
A ortografia é um conjunto de regras convencionadas e, na maioria das vezes, é o utilizador da língua que mais lê e mais consulta obras de referência, como dicionários, prontuários e afins, que melhor conhece essas regras e que melhor escreve. Há, no entanto, algumas indicações úteis, no caso da letra r:

a) O erre simples (r) representa o som [R] (consoante vibrante velar) em início de palavra (ex.: rasar, régua, rua), a seguir a uma vogal nasal (ex.: Henrique, honra, tenro), ou em início de sílaba a seguir a uma consoante (ex.: israelita, melro).

b) O erre simples (r) representa o som [r] (consoante vibrante alveolar) em contexto intervocálico, antecedido de vogal oral (ex.: cara, puro), nos grupos consonânticos br, cr, dr, fr, gr, pr, tr e vr (ex.: abrir, credo, coldre, fraco, grua, imprimir, latrina, nevrose), ou em final de sílaba (ex.: cargo, partir, querer, surto); o erre simples nunca representa o som [r] em início de palavra.

c) O erre dobrado (rr) representa sempre o som [R] e apenas em contextos intervocálicos (ex.: barra, errado, mirra, socorro, urro), nunca em início de palavra ou depois de consoante.