Significado de deprecava-se-ma

    A forma deprecava-se-mapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de deprecardeprecar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de deprecardeprecar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    deprecardeprecar
    ( de·pre·car

    de·pre·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dirigir deprecação ou deprecada a.

    2. Suplicar com instância.

    etimologiaOrigem:latim deprecor, -ari, procurar afastar por meio de súplicas, pedir, suplicar, afastar, demover, interceder, pedir perdão.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    deprecante | adj. 2 g. n. 2 g.

    Que ou pessoa que depreca....


    deprecado | adj.

    Diz-se do juiz ou tribunal a que um juiz ou tribunal mandou deprecada ou pedido de ato ou diligência....


    deprecada | n. f.

    Pedido que um juiz ou um tribunal faz a outro para que lhe cumpra algum mandado ou ordene alguma diligência....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "deprecava-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Sou formanda de um curso de qualificação profissional e no âmbito do mesmo tenho aulas de Português. Pelo menos duas vezes, fui confrontada com ensinamentos que não me parecem correctos.
      Primeira: a professora diz-nos que o advérbio de modo raramente é uma palavra esdrúxula. Recordo ainda a voz da minha professora da Escola Secundária, dizendo-nos que todos os advérbios de modo são palavras graves. Não importa de que adjectivo venham, ao transformarem-se em advérbios de modo a sílaba tónica passa a ser “men” (a penúltima) e, portanto, são palavras graves.
      Segunda: esta senhora pôs-nos hoje a completar frases com o presente do conjuntivo de alguns verbos. Uma das frases compreendia a primeira pessoa do plural do verbo conseguir que ela completou com "consígamos" (até o corrector ortográfico do computador discorda!). Esta eu já verifiquei no vosso site (perdoem-me os anglicismos) e efectivamente não vejo acento no i.