PT
BR
Pesquisar
Definições



demitida

A forma demitidapode ser [feminino singular de demitidodemitido] ou [feminino singular particípio passado de demitirdemitir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
demitirdemitir
( de·mi·tir

de·mi·tir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tirar um cargo a. = EXONERAR

2. Destituir do emprego. = DESEMPREGAR, DESPEDIR


verbo pronominal

3. Largar ou deixar um emprego. = DESPEDIR-SE

4. Desistir de algo. = ABDICAR, RENUNCIAR

etimologiaOrigem etimológica:latim demitto, -ere, deixar cair, fazer cair, lançar, arremessar, baixar.
demitidodemitido
( de·mi·ti·do

de·mi·ti·do

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

Destituído de emprego ou cargo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "demitida" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.