PT
BR
Pesquisar
Definições



decorosas

A forma decorosasé [feminino plural de decorosodecoroso].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
decorosodecoroso
|rô| |rô|
( de·co·ro·so

de·co·ro·so

)


adjectivoadjetivo

1. Em que há decoro ou que é conforme ao decoro. = DECENTE, DIGNOINDECOROSO

2. Que fica bem; que não ofende o brio. = HONROSOINDECOROSO, VERGONHOSO

3. Modesto.

vistoPlural: decorosos |ó|.
etimologiaOrigem etimológica:latim decorosus, -a, -um.
iconPlural: decorosos |ó|.

Auxiliares de tradução

Traduzir "decorosas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Por que motivo algumas palavras fazem o diminutivo com S e outras com Z?
Entre os sufixos mais produtivos para a formação de diminutivos encontram-se -inho e -zinho. Desta forma, poderá, por exemplo, formar as palavras livrinho (livro + -inho) e livrozinho (livro + -zinho). Só poderá haver um -s- num diminutivo se a palavra primitiva já o contiver, pois não há, em português, um sufixo -sinho. Por exemplo, nas palavras adeusinho ou vasinho há um -s- porque as palavras são formadas de adeus ou vaso + -inho.



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).