Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

debandada

debandadadebandada | n. f.
fem. sing. part. pass. de debandardebandar
fem. sing. de debandadodebandado
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

de·ban·da·da de·ban·da·da


(feminino substantivado de debandado, particípio de debandar)
nome feminino

1. Acto ou efeito de debandar.

2. Fuga desordenada e em correria de vários indivíduos (ex.: a debandada causou vários feridos ligeiros; debandada de gnus).

3. [Militar]   [Militar]  Dispersão ou desorganização de soldados dispostos em fila (ex.: debandada do batalhão).

4. [Figurado]   [Figurado]  Saída, geralmente em grande número e/ou em simultâneo, de indivíduos ou de entidades de determinado grupo, lugar, etc. (ex.: debandada de jogadores; debandada de empresas; debandada de talentos).

5. [Pouco usado]   [Pouco usado]  Grande confusão ou desordem (ex.: debandada musical).


em debandada
Em modo desordenado e apressado (ex.: sair em debandada).


de·ban·dar de·ban·dar


(de- + bando + -ar)
verbo transitivo e pronominal

1. Fazer sair ou fugir em correria desordenada e em direcções diferentes; pôr(-se) em debandada (ex.: a polícia debandou os revoltosos; os animais debandaram).

verbo intransitivo

2. [Militar]   [Militar]  Sair da disposição em fileiras (ex.: as tropas debandaram). = DESTROÇAR

3. Ir cada qual para seu lado (ex.: pouco depois, a comitiva debandou). = DISPERSAR

4. [Figurado]   [Figurado]  Sair, geralmente em grande número e/ou em simultâneo, de um grupo, corporação ou lugar (ex.: os principais críticos debandaram do partido; algumas firmas já debandaram para outro lado).


debandado debandado


adjectivo
adjetivo

(A definição desta palavra irá estar disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "debandada" para: Espanhol | Francês | Inglês

Esta palavra em blogues

Ver mais

...pegar no que conhecemos deste momento historico e nos seus herois, e criar uma debandada de rebeldia

Em Bateman's critics

Debandada pela economia De acordo com uma funcionária do Posto Petro Brasil, localizado no município...

Em Caderno B

E eis uma multidão de gente loura e louca em alvoroçada debandada , empurrada pelo aperto do prazo e deixando para trás os bares de Albufeira...

Em O INDEFECTÍVEL

Depois de grande parte dos noventa minutos em desvantagem por 2-0, e com debandada antecipada de muitos adeptos leoninos, Slimani reduziu, e em cima da hora Montero fez...

Em Sangue LEONINO

Foi nesse ponto que a cavalaria filipina atacou, provocando a debandada dos soldados

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O verbo intervir conjuga-se da mesma forma que o verbo vir? Sendo assim, qual é o seu particípio passado (caso tenha)?
O verbo intervir conjuga-se como o verbo vir, com a particularidade de se grafar com acento agudo na segunda e terceira pessoas do presente do indicativo (intervéns, intervém); esta particularidade é comum a todos os outros verbos derivados de vir ou do verbo latino venire (são os casos, por exemplo, de advir, avir, convir, desconvir, devir, provir, sobrevir). O particípio passado destes verbos também segue o paradigma de vir/vindo, sendo então intervindo o particípio passado de intervir (ex.: tinha intervindo brilhantemente no debate). Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de conjugação seguindo a hiperligação para o verbo intervir no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e clicando em seguida na opção Conjugar que se encontra imediatamente acima da definição do verbo.



Já percebi que, com a entrada em vigor do acordo ortográfico de 1990, os nomes dos meses e das estações do ano passarão a ser escritos em minúsculas. O que eu não percebi é a razão dessa alteração. Alguém me pode esclarecer? Diga-se de passagem que também nunca percebi porque é que, desde o acordo ortográfico de 1945, os nomes dos dias da semana passaram a ser escritos com minúsculas... Será pela mesma razão?
O uso de maiúsculas está integrado num conjunto de regras ortográficas convencionadas. Neste caso, os nomes de meses e estações do ano passaram a ser considerados nomes comuns com o Acordo Ortográfico de 1990, atendendo ao seu paradigma morfológico e à aproximação ao paradigma dos dias da semana.

Relativamente aos nomes dos dias da semana e da sua grafia com minúscula já segundo o Acordo Ortográfico de 1945, Rebelo Gonçalves (Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa, Coimbra: Atlântida Livraria Editora, 1947, p. 301) referia como único argumento que “ao contrário dos demais cronónimos, os nomes dos dias da semana escrevem-se, em obediência à tradição, com minúscula inicial”, o que não é minimamente esclarecedor, mas nos elucida sobre o tipo de lógica subjacente às convenções ortográficas.

pub

Palavra do dia

ban·ga·la·fu·men·ga ban·ga·la·fu·men·ga


(origem duvidosa)
nome masculino

[Brasil: Nordeste, Depreciativo]   [Brasil: Nordeste, Depreciativo]  Indivíduo sem valor, sem préstimo. = JOÃO-NINGUÉM, ZÉ-NINGUÉM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/debandada [consultado em 03-08-2021]