Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

debandada

debandadadebandada | n. f.
fem. sing. part. pass. de debandardebandar
fem. sing. de debandadodebandado
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

de·ban·da·da de·ban·da·da


(feminino substantivado de debandado, particípio de debandar)
nome feminino

1. Acto ou efeito de debandar.

2. Fuga desordenada e em correria de vários indivíduos (ex.: a debandada causou vários feridos ligeiros; debandada de gnus).

3. [Militar]   [Militar]  Dispersão ou desorganização de soldados dispostos em fila (ex.: debandada do batalhão).

4. [Figurado]   [Figurado]  Saída, geralmente em grande número e/ou em simultâneo, de indivíduos ou de entidades de determinado grupo, lugar, etc. (ex.: debandada de jogadores; debandada de empresas; debandada de talentos).

5. [Pouco usado]   [Pouco usado]  Grande confusão ou desordem (ex.: debandada musical).


em debandada
Em modo desordenado e apressado (ex.: sair em debandada).


de·ban·dar de·ban·dar

- ConjugarConjugar

(de- + bando + -ar)
verbo transitivo e pronominal

1. Fazer sair ou fugir em correria desordenada e em direcções diferentes; pôr(-se) em debandada (ex.: a polícia debandou os revoltosos; os animais debandaram).

verbo intransitivo

2. [Militar]   [Militar]  Sair da disposição em fileiras (ex.: as tropas debandaram). = DESTROÇAR

3. Ir cada qual para seu lado (ex.: pouco depois, a comitiva debandou). = DISPERSAR

4. [Figurado]   [Figurado]  Sair, geralmente em grande número e/ou em simultâneo, de um grupo, corporação ou lugar (ex.: os principais críticos debandaram do partido; algumas firmas já debandaram para outro lado).


debandado debandado


adjectivo
adjetivo

(A definição desta palavra irá estar disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "debandada" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...alegria Eu passei a ter espaço vago na minha página por conta da "salutar" debandada dos bolsonaristas indesejáveis..

Em VARAL de IDÉIAS

...teto de gastos para bancar o Auxílio Brasil de R$ 400 e a posterior debandada de sua equipe..

Em Caderno B

No Estado, o DEM deve ter uma debandada de políticos com mandato quando o União for efetivado..

Em Caderno B

...mistério do mercado que derrete enquanto o mundo lucra O Estado de São Paulo Debandada em equipe de Guedes repete roteiro

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

ao FC Bayern Munich, e assistimos a uma debandada de azia descomunal por parte dos jornalistas e comentadores desportivos portugueses que faz corar...

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Gostaria que me explicassem qual das expressões é a correta:
"Isto não tem nada a ver com aquilo."
"Isto não tem nada haver com aquilo."
Das frases que menciona, apenas a primeira (isto não tem nada a ver com aquilo) está correcta, pois, neste caso, a locução ter a ver com significa "estar relacionado com" ou "dizer respeito a" (ex.: fisicamente, o filho não tem nada a ver com o pai; quem disse que eu tenho alguma coisa a ver com essa história?). A segunda frase (*isto não tem nada haver com aquilo) está incorrecta e a dúvida resulta da semelhança fonética do verbo haver com a sequência a ver da locução ter a ver com.

É também a proximidade fonética entre ter a ver (com) e ter a haver que está na origem de outra dúvida muito semelhante, comum a muitos falantes de português, a que já respondemos aqui. É o caso em que a locução ter a ver (com) é confundida com a locução ter a haver, muito mais rara, que significa "ter a receber" ou “ficar na posse de algo” (ex.: a senhora ainda tem troco a haver; já recebi tudo, não tenho mais nada a haver). Nesse caso, qualquer frase decorrente de uma estrutura como ela não tem nada a _____ [ver/haver] com aquilo, é correcta: ela não tem nada a ver com aquilo significa “ela não tem relação com aquilo; aquilo não lhe diz respeito”; ela não tem nada a haver com aquilo significa “ela não recebe nada com aquilo”. No entanto, é altamente provável que, no caso dessa estrutura, a intenção seja indicar que o assunto ou a situação de que se está a falar [aquilo] não diz respeito ao interlocutor ou ao sujeito de quem se fala, pelo que, nesse caso, a única forma correcta de transmitir esse significado é através da locução ter a ver com, tal como ela é usada na frase isto não tem nada a ver com aquilo.

pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/debandada [consultado em 27-10-2021]