PT
BR
Pesquisar
Definições



cérebro

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cérebrocérebro
( cé·re·bro

cé·re·bro

)


nome masculino

1. [Anatomia] [Anatomia] Substância que forma a parte anterior e superior do encéfalo.

2. [Figurado] [Figurado] Parte pensante; centro das capacidades intelectuais. = INTELIGÊNCIA

3. Pessoa com capacidade de raciocínio considerada superior ao normal. = CRÂNIO, GÉNIO, INTELIGÊNCIA

4. Pessoa que, num grupo, numa empresa ou num projecto, tem a maior parte da concepção, da idealização ou da capacidade intelectual. = CABEÇA

etimologiaOrigem etimológica:latim cerebrum, -i.
Confrontar: cérbero.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cérebro" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).