Significado de crispava-se-lha

    A forma crispava-se-lhapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de crisparcrispar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de crisparcrispar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    crisparcrispar
    ( cris·par

    cris·par

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Fazer ou adquirir rugas ou aspeto enrugado. = ENCRESPAR, ENRUGAR, FRANZIR

    2. Contrair ou contrair-se (ex.: crispar os músculos; a face crispara-se, mostrando tensão).

    etimologiaOrigem:latim crispo, -are, frisar, encrespar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "crispava-se-lha" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Ato ou efeito de atenuar ou eliminar o estado de tensão, de irritação ou de agressividade....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "crispava-se-lha" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Relativamente às entradas cò e co- do dicionário, tenho duas dúvidas que gostaria me pudessem esclarecer:
      1.ª Em que base do Acordo Ortográfico de 1990 se especifica que as contrações deixam de levar acento grave?
      2.ª Se co- leva hífen antes de h, por que motivo é coabitação e não pode ser coerdeiro? Adicionalmente, creio que no Acordo Ortográfico de 1990 se estabelece que co é exceção, e não leva hífen antes de o.