PT
BR
Pesquisar
Definições



crina

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
crinacrina
( cri·na

cri·na

)
Imagem

Conjunto de pêlos compridos do pescoço e cauda do cavalo e de outros animais.


nome feminino

1. Conjunto de pêlos compridos do pescoço e cauda do cavalo e de outros animais.Imagem

2. [Figurado] [Figurado] Cabeleira farta. = JUBA

3. [Música] [Música] Porção de crinas de cavalo tendidas no arco do violino e de outros instrumentos de corda.Imagem = ENSEDADURA

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: CLINA

etimologiaOrigem etimológica:latim crinis, -is.

Auxiliares de tradução

Traduzir "crina" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).



Agradecia que me confirmassem se o superlativo absoluto sintético de pulcro é pulcríssimo.
O superlativo absoluto sintético de pulcro é pulquérrimo, derivado do superlativo latino pulcherrimus, do adjectivo pulcher, que está na origem etimológica de pulcro.