PT
BR
Pesquisar
Definições



criminardes

A forma criminardespode ser [segunda pessoa plural do futuro do conjuntivo de criminarcriminar] ou [segunda pessoa plural infinitivo flexionado de criminarcriminar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
criminarcriminar
( cri·mi·nar

cri·mi·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Imputar crime a alguém ou a si mesmo. = INCRIMINAR


verbo transitivo

2. Considerar alguma coisa como crime ou ter como criminoso.

3. Acusar.

etimologiaOrigem etimológica:latim criminor, -ari, acusar, caluniar.
Confrontar: criminal.


Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Enfim, hão-de haver outros candidatos. Está correcta?
A frase que refere está incorrecta, pois o verbo haver, no sentido de "existir", é impessoal, pelo que a frase correcta deverá ser Enfim, há-de haver outros candidatos.