PT
BR
    Definições



    críticas

    Será que queria dizer Criticas?

    A forma críticaspode ser [feminino plural de críticacrítica] ou [feminino plural de críticocrítico].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    críticacrítica
    ( crí·ti·ca

    crí·ti·ca

    )


    nome feminino

    1. Análise, feita com maior ou menor profundidade, de qualquer produção intelectual (de natureza artística, científica, literária, etc.). = APRECIAÇÃO

    2. Capacidade de julgar.

    3. [Figurado] [Figurado] Opinião desfavorável. = CENSURA, CONDENAÇÃO


    crítica textual

    Disciplina consagrada ao estudo e resolução dos problemas concernentes à fixação e edição de textos, sobretudo literários, e também designada por ecdótica.

    etimologiaOrigem: feminino de crítico.

    Secção de palavras relacionadas

    grupo do dicionárioColectivo:Coletivo:Coletivo:criticaria.
    Significado de críticaSignificado de crítica
    críticocrítico
    ( crí·ti·co

    crí·ti·co

    )


    adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

    1. Que ou quem critica ou analisa. = CRITICADOR


    adjectivoadjetivo

    2. Da crítica ou a ela relativo.

    3. Propenso à crítica, à censura.

    4. Em que há crise ou a revela.

    5. Difícil de suportar. = PENOSO

    6. Que está exposto a ou que representa grande perigo (ex.: doente crítico; estado crítico; situação crítica). = GRAVE

    7. Que é muito importante (ex.: momento crítico). = DECISIVO


    nome masculino

    8. Pessoa que tem por profissão a apreciação de obras ou eventos, sobretudo culturais (ex.: crítico de cinema; crítico literário).

    etimologiaOrigem: latim criticus, -a, -um.

    Secção de palavras relacionadas

    grupo do dicionárioColectivo:Coletivo:Coletivo:criticaria.
    Significado de críticoSignificado de crítico

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "críticas" para: Espanhol Francês Inglês

    Anagramas



    Dúvidas linguísticas


    Gostaria que me fosse esclarecida uma dúvida: - É correto falar ou escrever a expressão com vistas: ...disponibilizar o sistema com vistas ao monitoramento da dívida... Entendo como correta a expressão com vista, no singular, não compreendo o porquê do plural no com vistas. Como trabalho com auditoria e permanentemente emito relatórios, necessito saber como escrever corretamente, tanto que permaneço com o site Priberam aberto enquanto escrevo, para que possa esclarecer dúvidas gramaticais.


    Tenho dúvida em diferenciar "Termo da Oração" e "Função Sintática". Numa mesma página dum livro de Gramática, vi três definições de Sujeito: 1) Sujeito É o TERMO DA ORAÇÃO que concorda em número e pessoa com o verbo; 2) Sujeito é, portanto, o NOME de uma FUNÇÃO SINTÁTICA (...); 3) Sob a ótica da Morfossintaxe, Sujeito é NOME de uma função substantiva (...). Entendo que "termo" seja sinônimo de "vocábulo", logo Termo da Oração deveria ser um "pedaço" da oração composto por uma ou mais palavras, vocábulos. E a Função Sintática deveria ser o papel exercido por essa(s) palavra(s) ("termo da oração") na frase. Exemplificando: "A Gramática é confusa." Penso que morfologicamente, "A" é um artigo, "Gramática", um substantivo e o termo desta oração "A Gramática" possui um papel na frase, isto é, uma Função Sintática a qual denomino Sujeito (por "A Gramática" concordar em número e pessoa com o verbo). Pareço estar totalmente de acordo com a definição 2 e parcialmente com a definição 1. Logo, a definição 1 estaria errada, pois estaríamos chamando de Sujeito um conjunto de PALAVRAS e não a função (sintática) que essas palavras exercem, o que acho estranho, pois é de se esperar que não haja um erro como esse num livro de língua portuguesa. A definição 3 parece a mim mais compreensível, no entanto não compreendo o que é a Morfossintaxe. Enfim, gostaria do CONCEITO de "Termo da Oração", de "Função Sintática" - uma vez que não encontro em livros - e de "Morfossinxtaxe, e de que me corrigissem em algo que tenha errado.