Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

corvo

corvocorvo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cor·vo |ô|cor·vo |ô|


(latim corvus, -i)
nome masculino

1. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Género de aves carnívoras da família dos corvídeos, de plumagem negra.Ver imagem

2. [Arquitectura]   [Arquitetura]   [Arquitetura]  Ornato em forma de S invertido que se coloca sob o lacrimal da cornija. = MODILHÃO

3. [Heráldica]   [Heráldica]  Móvel representando um corvo.

4. [Astronomia]   [Astronomia]  Constelação austral. (Geralmente com inicial maiúscula.)

Plural: corvos |ó|.Plural: corvos |ó|.
Confrontar: curvo.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "corvo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

húmidas, algumas espécies nidificantes têm tido crescimentos populacionais substanciais, como a íbis-preta e o corvo -marinho, mas espécies como o carraceiro (ou garça-boieira) tiveram um declínio acentuado”, adianta..

Em BioTerra

Por exemplo, a asserção “todos os corvos são pretos” poderia ser falseada pela observação de um corvo vermelho..

Em VISEU, terra de Viriato.

...circular na cidade de Coimbra e chegar a Semide, passando por Ceira, Miranda do Corvo e Lousã, ameaçam abater 663

Em Deriva das Palavras

A outra história diz que, após o dilúvio, Noé soltou um corvo e depois uma pomba..

Em Fonte do Lavra

Fotografia © Jorge Gonçalves POE OU O CORVO de Fiama Hasse Pais Brandão Com Inês Pereira, Teresa Sobral, Carla Bolito e João...

Em artistasunidosnacapital.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A dúvida é se o verbo parabenizar necessita de uma preposição. No caso seria "o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU" ou "o Banco real parabeniza aos ingressantes à UFU"?
O verbo parabenizar, tal como os seus sinónimos congratular ou felicitar, é transitivo directo, conforme regista o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Por outras palavras, este verbo utiliza-se imediatamente seguido de complemento directo, sem preposição, pelo que a frase correcta é o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU. A confusão pode advir do facto de parabenizar ser parafraseável por dar os parabéns a, expressão que não dispensa a preposição, como se pode verificar pela seguinte substituição: o Banco real dá os parabéns aos ingressantes na UFU.



Quando devo usar "x" e quando devo usar "ch"? Bicho, mexerica, xuxu... existe uma regra para a aplicação de um ou outro?
A ortografia é um conjunto de regras convencionadas; como tal, é artificial e às vezes “pouco amiga do utilizador”.

A maioria das vezes, é o utilizador da língua que mais lê e mais consulta obras de referência, como dicionários, prontuários e afins, que melhor conhece essas regras e que melhor escreve. Não há nenhuma estratégia para escrever correctamente que não passe pela memorização do léxico e pela experiência de leitura e de escrita.

O caso de -ch- e -x- é frequentemente problemático, por corresponder muitas vezes ao mesmo som [S] (ex.: chá, xá), e por ambos os segmentos poderem ocorrer em posição inicial (ex.: chávena, xícara) e medial de uma palavra (ex.: fechar, mexer).

A consulta de obras de referência (dicionários, vocabulários, prontuários e afins), de que o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é apenas um exemplo, pode ajudar na verificação de casos duvidosos. Esta verificação pode também contribuir para a memorização do léxico e interiorização das regras.

Poderá ter alguma utilidade a consulta da Base V do Acordo Ortográfico de 1945 para a norma europeia do português, especialmente no número 3.º. Para a norma brasileira, estas indicações também são válidas, sendo semelhantes às que estão no grupo X do Formulário Ortográfico de 1943.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, não há nenhuma alteração relativamente a este assunto, mas poderá ser útil a consulta da Base III.

Relativamente às palavras listadas, é de referir que deverá grafar chuchu (a não ser que se trate de um cabo-verdianismo apenas registado no Dicionário Houaiss, que quer dizer "endiabrado" ou "sujo").

pub

Palavra do dia

es·ca·dó·ri·o es·ca·dó·ri·o


(escada + -ório)
nome masculino

1. Escadaria que tem capelas em cada patamar.

2. [Informal]   [Informal]  Escada monumental.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/corvo [consultado em 27-11-2022]