PT
BR
Pesquisar
Definições



correição

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
correiçãocorreição
( cor·rei·ção

cor·rei·ção

)


nome feminino

1. Acto de corrigir. = CORRECÇÃO

2. Rectificação do que está errado ou imperfeito. = CORRECÇÃO

3. [Antigo] [Antigo] [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Visita do corregedor aos cartórios da sua alçada.

4. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Exame feito pelo juiz nos cartórios da sua comarca.

5. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Divisão judicial, sob a alçada de um ou mais juízes. = COMARCA

6. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Sindicância para averiguação de acto criminoso. = DEVASSA

7. [Regionalismo] [Regionalismo] Vistoria que se deve fazer a certas condutas de água comum, para se verificar se os proprietários dos terrenos marginais conservam limpa a parte que lhes compete.

8. [Entomologia] [Entomologia] Formiga carnívora que vive debaixo da terra em florestas tropicais americanas e participa de expedições regulares com muitos milhares de indivíduos. = FORMIGA-CORREIÇÃO, MARABUNTA, TAIOCA

9. [Brasil] [Brasil] Marcha de formigas em fila.

10. [Brasil: Alagoas] [Brasil: Alagoas] Grupo de funcionários municipais com função de capturar animais soltos nas ruas.

etimologiaOrigem etimológica: latim correctio, -onis, acção de corrigir.
iconeConfrontar: correcção.
correiçãocorreição


Dúvidas linguísticas



Com a nova terminologia como é classificada a palavra "inverno"? Nome próprio ou comum? Esta dúvida prende-se ao facto de este vocábulo passar a ser escrito com letra minúscula por força do novo acordo ortográfico.
A classificação da palavra "inverno" não muda com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, pois este acordo visa alterar apenas a ortografia e não a classificação das classes de palavras.

Para além da convenção de usar maiúsculas em início de frase e das opções estilísticas de cada utilizador da língua, o uso de maiúsculas está previsto pelos documentos legais que regulam a ortografia do português (o Acordo Ortográfico de 1990, ou, anteriormente, o Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, e o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil).

O Acordo Ortográfico de 1990 deixou de obrigar as maiúsculas, por exemplo, nas estações do ano, mas deve referir-se que o Acordo Ortográfico de 1945 também não obrigava a maiúscula inicial nas palavras "inverno", "primavera", "verão" e "outono" nos significados que não correspondem a estações do ano (ex.: o menino já tem 12 primaveras [=anos]; este ano não tivemos verão [=tempo quente]; o outono da vida).

Um nome próprio designa um indivíduo ou uma entidade única, específica e definida. Antes ou depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, a palavra "inverno" tem um comportamento que a aproxima de um nome comum, pois admite restrições (ex.: tivemos um inverno seco ) e pode variar em número (ex.: já passámos vários invernos no Porto), havendo inclusivamente uma acepção da palavra em que é sinónima de "ano" (ex.: era um homem já com muitos invernos).

A reflexão acima aplica-se a outras divisões do calendário (nomeadamente nomes de meses e outras estações do ano).




Pode-se utilizar a seguinte forma do particípio passado: tinha sido pago ou tinha pago?
Sobre este assunto, por favor consulte a resposta impresso/imprimido, morto/morrido/matado.

Acrescente-se ao que é dito nessa resposta que no exemplo tinha sido pago está presente a forma da 3.ª pessoa do singular da voz passiva do verbo pagar no mais-que-perfeito composto do indicativo (ex.: a conta já tinha sido paga), sendo este um tempo composto construído com o verbo auxiliar ser no mais-que-perfeito composto do indicativo (tinha sido) e a forma do particípio do verbo principal (pago). No exemplo tinha pago está presente a forma da 3.ª pessoa do singular da voz activa do verbo pagar no mais-que-perfeito composto do indicativo (ex.: ele já tinha pago a conta), tempo composto construído com o verbo auxiliar ter no imperfeito do indicativo (tinha) e a forma do particípio do verbo principal (pago).