PT
BR
Pesquisar
Definições



correição

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
correiçãocorreição
( cor·rei·ção

cor·rei·ção

)


nome feminino

1. Acto de corrigir. = CORRECÇÃO

2. Rectificação do que está errado ou imperfeito. = CORRECÇÃO

3. [Antigo] [Antigo] [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Visita do corregedor aos cartórios da sua alçada.

4. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Exame feito pelo juiz nos cartórios da sua comarca.

5. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Divisão judicial, sob a alçada de um ou mais juízes. = COMARCA

6. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Sindicância para averiguação de acto criminoso. = DEVASSA

7. [Regionalismo] [Regionalismo] Vistoria que se deve fazer a certas condutas de água comum, para se verificar se os proprietários dos terrenos marginais conservam limpa a parte que lhes compete.

8. [Entomologia] [Entomologia] Formiga carnívora que vive debaixo da terra em florestas tropicais americanas e participa de expedições regulares com muitos milhares de indivíduos. = FORMIGA-CORREIÇÃO, MARABUNTA, TAIOCA

9. [Brasil] [Brasil] Marcha de formigas em fila.

10. [Brasil: Alagoas] [Brasil: Alagoas] Grupo de funcionários municipais com função de capturar animais soltos nas ruas.

etimologiaOrigem etimológica:latim correctio, -onis, acção de corrigir.
Confrontar: correcção.


Dúvidas linguísticas



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).



3ª ou 3.ª? Pergunto isto porque me lembro de uma vez ter lido que 23o significa 23 graus e 23.º vigésimo terceiro.
Nenhuma das opções pode ser considerada errada, uma vez que não há nada no Acordo Ortográfico (nem de 1945, nem de 1990) que se pronuncie sobre este facto. O texto legal do Acordo Ortográfico usa sistematicamente os numerais ordinais com ponto antes da letra que indica o género do numeral, o que pode tornar preferencial a opção 3.ª, em detrimento de , mas não torna esta segunda opção errada. É um facto que 23º será ambíguo (vinte e três graus/vigésimo terceiro) e que 23.º o desambigua, mas há mais ambiguidades na língua e não é uma ambiguidade que torna um enunciado errado.