PT
BR
Pesquisar
Definições



cordelinho

A forma cordelinhopode ser [derivação masculino singular de cordelcordel], [nome masculino plural] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cordelinhocordelinho
( cor·de·li·nho

cor·de·li·nho

)


nome masculino

1. Cordel pequeno ou fino.

cordelinhos


nome masculino plural

2. [Figurado] [Figurado] Conjunto de manejos ocultos com que se encaminham certos negócios. = TRAMA

etimologiaOrigem etimológica:cordel + -inho.
cordelcordel
( cor·del

cor·del

)
Imagem

Corda fina.


nome masculino

1. Corda fina.Imagem = BARAÇA, BARAÇO, BARBANTE, GUITA

2. [Brasil] [Brasil] Conjunto de folhetos literários populares, que os livreiros originalmente dependuravam em cordéis; literatura de cordel.


de cordel

Relativo a literatura de carácter popular.

[Depreciativo] [Depreciativo] Que se considera ter pouco valor ou pouca qualidade, geralmente em relação à literatura (ex.: romance de cordel).

vistoPlural: cordéis.
etimologiaOrigem etimológica:provençal cordel, diminutivo do francês corde, corda.
iconPlural: cordéis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cordelinho" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Em "Ninguém te vai agradecer", qual a função sintáctica de te? Será complemento indirecto?
O pronome pessoal te pode desempenhar função de complemento directo (ex.: vi-te ontem) ou de complemento indirecto (ex.: dei-te um beijo). No caso em apreço, o pronome te desempenha a função de complemento indirecto, uma vez que corresponde à pronominalização de uma construção do verbo agradecer como transitivo indirecto, com a preposição a (agradecer-te = agradecer a ti), podendo ocorrer com um complemento directo (ex.: ninguém te vai agradecer o favor = ninguém to vai agradecer).
Para determinar a função sintáctica deste pronome, é útil substituir a segunda pessoa gramatical (tu > te) pela terceira (ele > o/lhe), pois neste caso o complemento directo e o complemento indirecto têm formas diferentes, o para o complemento directo, lhe para o complemento indirecto (ex.: ninguém vai agradecer o favor ao rapaz > ninguém lhe vai agradecer o favor / *ninguém o vai agradecer o favor; o asterisco indica agramaticalidade).

Para dúvidas deste teor, poderá consultar uma obra como o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, dirigido por João Malaca CASTELEIRO (Lisboa: Texto Editores, 2007), que contém a explicitação das funções sintácticas de cada verbo.