PT
BR
Pesquisar
Definições



convulsividade

A forma convulsividadepode ser [derivação feminino singular de convulsivoconvulsivo] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
convulsividadeconvulsividade
( con·vul·si·vi·da·de

con·vul·si·vi·da·de

)


nome feminino

Qualidade do que é convulsivo.

etimologiaOrigem etimológica: convulsivo + -idade.
convulsivoconvulsivo
( con·vul·si·vo

con·vul·si·vo

)


adjectivoadjetivo

1. Que tem ou apresenta convulsões (ex.: crise convulsiva).

2. Que determina ou é relativo a convulsão (ex.: momento politicamente convulsivo).

3. Semelhante a convulsão (ex.: choro convulsivo).

convulsividadeconvulsividade


Dúvidas linguísticas



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.