PT
BR
Pesquisar
Definições



contracções

A forma contracçõesé [feminino plural de contracçãocontraçãocontração].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
contracçãocontraçãocontração
|àç| |àç| |àç|
( con·trac·ção con·tra·ção

con·tra·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de contrair ou de se contrair.

2. Diminuição de tamanho. = APERTO, ENCOLHIMENTODILATAÇÃO, EXPANSÃO

3. [Economia] [Economia] Diminuição do crescimento ou da actividade económica.

4. [Física] [Física] Diminuição do volume, sem modificação da massa de um corpo.DILATAÇÃO

5. [Gramática] [Gramática] Redução de duas formas linguísticas, como palavras ou sílabas, a uma só (ex.: a forma da é a contracção da preposição de e do artigo ou pronome a).

6. [Medicina] [Medicina] Movimento pelo qual um músculo se contrai (ex.: contração muscular dolorosa).DESCONTRACÇÃO, RELAXAMENTO

7. [Medicina] [Medicina] O mesmo que contracção uterina.


contracção uterina

[Medicina] [Medicina]  Movimento involuntário e intermitente dos músculos útero antes e durante o parto.

etimologiaOrigem etimológica: latim contractio, -onis.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contração.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contracção.
grafiaGrafia no Brasil:contração.
grafiaGrafia em Portugal:contracção.
contracçõescontracções

Auxiliares de tradução

Traduzir "contracções" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quando se estuda a nomenclatura das substâncias químicas orgânicas, usam-se os prefixos et-, met-, prop- e but- para definir ou restringir certas características de tais substâncias. De onde vieram esses prefixos? Seriam latinos? Quais seriam os significados originais ou literais deles?
Os elementos de composição prefixais que refere resultam de reduções de palavras, normalmente de origem grega, mas frequentemente com influência latina.

But- é redução de butírico, que por sua vez deriva do grego boúturon, "manteiga", através do latim butyrum, como outras palavras que contêm o elemento butir-. Et- é redução de éter, que tem origem no grego aithêr "céu", pelo latim aether. Met- é redução de metilo, que tem origem no grego méthu, “vinho” e em húle,”madeira”. Em relação a prop-, trata-se de uma redução de propiónico, derivado do grego pró, "diante de", "antes" e de píon "gordo".




O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.