Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

contingência

contingênciacontingência | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·tin·gên·ci·a con·tin·gên·ci·a


(latim contingentia, -ae, plural neutro de contingens, -entis, particípio presente de contingo, -ere, tocar, atingir, chegar a, ser vizinho de, encontrar, achar, acontecer)
nome feminino

1. Qualidade de contingente.

2. Facto possível, mas incerto. = EVENTUALIDADE

3. Possibilidade de algo acontecer (ex.: o ministério tem um plano de contingência para temperaturas extremas adversas).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "contingência" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Revejo-me, pois, na contingência de sinalizar a amigos sobreviventes quanta solidariedade me é possível..

Em daniel abrunheiro

Durante tal contingência , o avião poderia permanecer no ar por vários dias seguidos..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...não ceder e, tal como o fez o Garcia de Orta, activar planos de contingência e tentar minimizar os danos, evitando que um ataque utilize esta intrusão como porta...

Em Ver

...R J (2002/2021) constitui área de pouso em Situação de Emergência/Calamidade Pública (Plano de Contingência , Proteção e Defesa Civil..

Em O VAGALUME

Os Estados-membros estabeleceram planos de contingência para esse cenário e trabalhamos com eles em coordenação e solidariedade"..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é a diferença entre puseste-a e puseste-la? Já li ambas aplicadas e no entanto não sei qual é a diferença ou se alguma delas está incorrecta.
Ambas as expressões estão correctas, mas correspondem a formas verbais de pessoas gramaticais diferentes (tu/vós) do pretérito perfeito do indicativo, pelo que não podem ser aplicadas no mesmo contexto.

A forma puseste-a corresponde à segunda pessoa do singular (= tu puseste alguma coisa), enquanto a forma puseste-la corresponde à segunda pessoa do plural (= vós pusestes alguma coisa).

A construção *tu puseste-la (= *tu pusestes alguma coisa) é agramatical, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as formas verbais da segunda pessoa do singular e do plural do pretérito perfeito. Convém por isso ter presente que a segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo não tem s final (tu puseste), ao contrário da 2ª pessoa do plural (vós pusestes).




Solicito um esclarecimento: como se escreve e pronuncia a palavra que designa o legume, também conhecido como mostarda persa? Rúcula ou rucola?
A grafia correcta da designação vulgar da espécie vegetal a que se refere é rúcula, palavra esdrúxula que deriva do italiano rucola.
pub

Palavra do dia

ter·gi·ver·sar ter·gi·ver·sar

- ConjugarConjugar

(latim tergiversor, -ari, voltar atrás)
verbo intransitivo

1. Voltar as costas (ex.: não é possível tergiversar frente às novas dificuldades).

2. Usar de evasivas, procurar rodeios, empregar subterfúgios (ex.: o réu tergiversou para ganhar tempo). = RODEAR

3. Demonstrar receio ou falta de segurança em tomada de decisão (ex.: tergiversou mas depois aceitou o convite). = HESITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/conting%C3%AAncia [consultado em 24-05-2022]