PT
BR
Pesquisar
Definições



relatividade

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
relatividaderelatividade
( re·la·ti·vi·da·de

re·la·ti·vi·da·de

)


nome feminino

1. Propriedade do que é relativo.

2. Condicionalidade.

3. Contingência.

4. [Física] [Física] Teoria de Einstein sobre a relatividade do tempo e do espaço.


relatividade restrita

Teoria sobre a equivalência entre a matéria e a energia. [Sabe-se hoje que a matéria e a energia não são mais que dois aspectos diferentes de uma mesma realidade física; actualmente, é possível obter energia à custa do aniquilamento da matéria e, inversamente, obter matéria pela transformação da energia. Foi Einstein, em 1905, quem enunciou esta conclusão científica, que se exprime pela fórmula E = mc2, em que E representa a energia, m a massa e c a velocidade da luz, no mesmo sistema de unidades físicas.]

etimologiaOrigem etimológica:relativo + -idade.

Auxiliares de tradução

Traduzir "relatividade" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Em algumas das situações abaixo podemos deixar de colocar crase?
1) o evento será das 8 h as 10 h; 2) o evento será de 8 às 10 h.
A minha dúvida é em função de já ter visto em curso de Português que, quando se usa a contração da preposição de mais o artigo a, não se usa crase na frase citada como exemplo.
No exemplo referido, a opção correcta deverá ser o evento será das 8h às 10h.
Se a frase fosse *o evento será das 8h as 10h (o asterisco é sinal de agramaticalidade) não haveria a delimitação do fim do evento introduzida pela preposição a, por contraponto à delimitação do início com a preposição de. Isto parece ser mais óbvio num exemplo com um intervalo temporal sem o uso de artigos definidos (o, a, os, as), em que ficará mais clara a necessidade do uso das preposições de e a em correlação (ex.: o evento durará de Janeiro a Fevereiro; o evento durará cerca de 2 a 3 horas).