Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

consumar

consumarconsumar | v. tr. | v. pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·su·mar con·su·mar

- ConjugarConjugar

(latim consummo, -are, somar, adicionar, acabar, completar, aperfeiçoar)
verbo transitivo

1. Pôr termo a, levar a cabo.

2. Ter, um casal. relações sexuais pela primeira vez depois da cerimónia de casamento (ex.: consumar o matrimónio).

verbo pronominal

3. Ser levado a cabo.

4. Realizar-se.

5. Exaurir-se.

6. Tornar-se exímio.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Falhada a hipótese de manter João Virgínia com número dois da baliza para a próxima temporada, os leões já definiram Franco Israel como alvo para ocupar a vaga aberta no plantel. O uruguaio, titular da equipa sub-23 da Juventus, está a par do interesse verde e branco e já mereceu a apresentação de uma proposta formal da…

Em Fora-de-jogo

Este entendimento deverá consumar -se mediante o pagamento de uma verba em torno dos oito milhões de

Em Fora-de-jogo

Não se antevê fácil o consumar das aproximações entre Enzo Fernández e o SL Benfica..

Em O INDEFECTÍVEL

...muito surpreendente aconteceu ontem à noite na Assembleia Municipal, a Câmara do Porto vai consumar a sua saída da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)..

Em avenida da salúquia 34

qual se antevê como difícil e a qual, para se consumar , obriga o Benfica a desembolsar 20 M€, o valor da cláusula de rescisão...

Em Fora-de-jogo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).



Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: nos dicionários de Francês/Português a palavra quiche é substantivo masculino (le quiche). Mas quando a aplicamos num texto em português, é correcto escrever-se o quiche ou a quiche?
Segundo os vários dicionários monolingues de francês consultados (por exemplo, o Petit Robert e o Trésor de la Langue Française), a palavra quiche é, em francês, substantivo feminino. Aparentemente, a atribuição do género masculino em francês trata-se de um erro de classificação no dicionário bilingue que consultou.

Os dicionários de português que registam a palavra quiche optam por classificá-la como substantivo feminino (Dicionário Aurélio e Dicionário de Usos do Português do Brasil) e como substantivo de dois géneros (Dicionário Houaiss). No entanto, é possível considerar, pelas ocorrências em corpora e em motores de pesquisa da internet, que a palavra quiche é usada como substantivo feminino maioritariamente no português de Portugal. No português do Brasil, verifica-se uma maior oscilação entre o género feminino e o masculino.

pub

Palavra do dia

sal·-ge·ma |ê|sal·-ge·ma |ê|


nome masculino

[Mineralogia]   [Mineralogia]  Sal comum fossilizado, extraído de depósitos naturais (ex.: mina de sal-gema). = HALITE

Plural: sais-gema ou sais-gemas.Plural: sais-gema ou sais-gemas.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/consumar [consultado em 27-06-2022]