PT
BR
Pesquisar
Definições



conscientizáramos

A forma conscientizáramosé [primeira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de conscientizarconscientizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conscientizarconscientizar
( cons·ci·en·ti·zar

cons·ci·en·ti·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Tornar ou ficar consciente; tornar ou ficar ciente, conhecedor de algo. = CONSCIENCIALIZAR

2. [Psicologia] [Psicologia] Trazer ou voltar ao consciente o que estava bloqueado ou esquecido.

etimologiaOrigem etimológica:consciente + -izar.


Dúvidas linguísticas



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).




Gostaria de saber a origem da palavra hospital. De onde foi formada?
A palavra hospital deriva do adjectivo latino hospitalis, -e (“que é relativo a hóspede”), usado nas locuções hospitale domus ou hospitale cubiculum (“casa de hóspedes”). A mesma palavra latina deu origem ao francês hôtel, de onde deriva a palavra portuguesa hotel.