Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Palavra não encontrada. Se procurava uma das palavras seguintes, clique nela para consultar a sua definição.
Conacri
constarei (norma brasileira, na grafia pós-Acordo Ortográfico)
constarem (norma brasileira, na grafia pré-Acordo Ortográfico)

Caso a palavra que procura não seja nenhuma das apresentadas acima, sugira-nos a sua inclusão no dicionário.
pub

Dúvidas linguísticas


Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos.




Como se deve fazer o plural de dois grupos nominais em que o nome é o mesmo? Por exemplo, dois adjetivos de um nome que se repete. Como exemplo, há esta frase que tenho lido nos jornais: "a 8ª e 9ª avaliações da troika" ou " as 8ª e 9ª avaliações da troika". E, já agora, qual das seguintes formas é a correta: " a 8ª e a 9ª avaliação" ou "a 8ª e a 9ª avaliações"?
Nos casos apresentados, a concordância poderá ser feita no singular ou no plural, sem haver, em nenhum dos casos, qualquer incorrecção. Mais especificamente, a coordenação dos elementos que refere pode gerar as seguintes concordâncias nominais:

i) a 8.ª e a 9.ª avaliação da troika.
Neste caso, está subentendido o substantivo avaliação no primeiro termo da coordenação: a 8.ª [avaliação] e a 9.ª avaliação da troika.

ii) a 8.ª e a 9.ª avaliações da troika.
Neste caso, a coordenação dos numerais ordinais (a 8.ª e a 9.ª) concorda com o substantivo plural avaliações.

iii) a 8.ª e 9.ª avaliações da troika.
Este caso é semelhante ao anterior, apenas está subentendido o artigo definido a antes do segundo termo da coordenação: a 8.ª e [a] 9.ª avaliações da troika.

iv) as 8.ª e 9.ª avaliações da troika.
Neste caso, a coordenação dos numerais ordinais (8.ª e 9.ª) concorda com o artigo definido plural as e com o substantivo plural avaliações.

As hipóteses acima são também as referidas por Evanildo Bechara na sua Moderna Gramática Brasileira (Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002, p. 546).

Palavra do dia

un·gue un·gue
(latim unguis, -is, unha)
nome masculino

[Anatomia]   [Anatomia]  Pequeno osso semelhante a uma unha, na parte ântero-inferior da órbita ocular; osso lacrimal. = ÚNGUIS

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/consacrer [consultado em 06-08-2020]