PT
BR
Pesquisar
Definições



congeminemos

A forma congeminemospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de congeminarcongeminar] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de congeminarcongeminar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
congeminar1congeminar1
( con·ge·mi·nar

con·ge·mi·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. [Portugal] [Portugal] Pensar muito sobre um assunto (ex.: congeminou uma teoria; congeminou na ideia; passou a tarde a congeminar). = CISMAR, MEDITAR


verbo transitivo

2. [Portugal] [Portugal] Representar no espírito ou na imaginação.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: IMAGINAR

etimologiaOrigem etimológica: alteração de imaginar.
congeminar2congeminar2
( con·ge·mi·nar

con·ge·mi·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Aumentar a quantidade. = MULTIPLICAR, PROPAGAR, REDOBRAR

etimologiaOrigem etimológica: latim congemino, -are.
congeminemoscongeminemos


Dúvidas linguísticas



Diz-se "vendem-se casas" ou "vende-se casas"?
Do ponto de vista exclusivamente linguístico, nenhuma das duas expressões pode ser considerada incorrecta.

Na frase Vendem-se casas, o sujeito é casas e o verbo, seguido de um pronome se apassivante, concorda com o sujeito. Esta frase é equivalente a casas são vendidas.

Na frase Vende-se casas, o sujeito indeterminado está representado pelo pronome pessoal se, com o qual o verbo concorda. Esta frase é equivalente a alguém vende casas.

Esta segunda estrutura está correcta e é equivalente a outras estruturas muito frequentes na língua com um sujeito indeterminado (ex.: não se come mal naquele restaurante; trabalhou-se pouco esta semana), apesar de ser desaconselhada por alguns gramáticos, sem contudo haver argumentos sólidos para tal condenação. Veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso CUNHA e Lindley CINTRA [Edições Sá da Costa, 1984, 14ª ed., pp. 308-309], onde se pode ler “Em frases do tipo: Vendem-se casas. Compram-se móveis. considera-se casas e móveis os sujeitos das formas verbais vendem e compram, razão por que na linguagem cuidada se evita deixar o verbo no singular”.




Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).