Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

boudoir

boudoirboudoir | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

boudoir |buduár|


(palavra francesa)
nome masculino

1. Gabinete de dama.

2. Antecâmara.

3. Local onde se congeminam segredos.


SinónimoSinônimo Geral: BUDOAR

Plural: boudoirs.Plural: boudoirs.
pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...patisserie, o chauffer, o coiffeur, o robe de chambre, a lingerie, o soutien, o boudoir , a boîte, a bohème – as coisas realmente importantes da vida..

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

...Card Game United States Playing Card Company Poker Card Transparent Background Png Clipart Hiclipart Boudoir Playing Cards Bicycle Playing Cards Ace Of Spades Png Image With Transparent Background Toppng...

Em Luiz Martins

'Como judeus praticantes, acreditamos que nossa sexualidade é privada e sagrada.' Fotografia: Rebecca Sigala / The GuardianTanto em Israel quanto nos Estados Unidos, o gênero de retratos... Blog judaico - Tudo sobre Israel, judaísmo,cultura e o mundo judaico. Acesse também nossa fan page www.facebook.com/judaicas

Em www.coisasjudaicas.com

Do boudoir

Em anabelamotaribeiro.pt

...Palácio de Santa Marta , residência lisboeta da condessa enquanto viúva, encontrando-se no seu boudoir por ocasião da

Em Rio das Maçãs
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou com uma terrível dúvida sobre a forma substantiva do verbo assumir. Ex: verbo "aceitar" - substantivo "aceitação".
Como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o substantivo assunção tem o significado “acto ou efeito de assumir” (ex.: a assunção das dívidas foi feita pela empresa; a assunção das funções de director iniciou-se recentemente).



Já percebi que, com a entrada em vigor do acordo ortográfico de 1990, os nomes dos meses e das estações do ano passarão a ser escritos em minúsculas. O que eu não percebi é a razão dessa alteração. Alguém me pode esclarecer? Diga-se de passagem que também nunca percebi porque é que, desde o acordo ortográfico de 1945, os nomes dos dias da semana passaram a ser escritos com minúsculas... Será pela mesma razão?
O uso de maiúsculas está integrado num conjunto de regras ortográficas convencionadas. Neste caso, os nomes de meses e estações do ano passaram a ser considerados nomes comuns com o Acordo Ortográfico de 1990, atendendo ao seu paradigma morfológico e à aproximação ao paradigma dos dias da semana.

Relativamente aos nomes dos dias da semana e da sua grafia com minúscula já segundo o Acordo Ortográfico de 1945, Rebelo Gonçalves (Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa, Coimbra: Atlântida Livraria Editora, 1947, p. 301) referia como único argumento que “ao contrário dos demais cronónimos, os nomes dos dias da semana escrevem-se, em obediência à tradição, com minúscula inicial”, o que não é minimamente esclarecedor, mas nos elucida sobre o tipo de lógica subjacente às convenções ortográficas.

pub

Palavra do dia

coir·mão |ô-ì|coir·mão |ô-ì|


(co- + irmão)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

1. Que ou quem é filho de um tio ou tia que é irmão ou irmã do pai ou da mãe; que ou quem é primo direito ou prima direita (ex.: prima coirmã; no Natal juntam-se todos os coirmãos).

adjectivo
adjetivo

2. Que tem afinidades com outro ou pertence ao mesmo grupo de interesses (ex.: país coirmão; partidos coirmãos).

Feminino: coirmã. Plural: coirmãos.Feminino: coirmã. Plural: coirmãos.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/boudoir [consultado em 24-07-2021]