Significado de confessa-no-lo

    A forma confessa-no-lopode ser [segunda pessoa singular do imperativo de confessarconfessar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de confessarconfessar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    confessarconfessar
    ( con·fes·sar

    con·fes·sar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Declarar em confissão.

    2. [Por extensão] [Por extensão] Declarar; não ocultar; ouvir de confissão.

    3. Professar, seguir.

    verbo pronominal

    4. Declarar os pecados em confissão.

    etimologiaOrigem:latim confessus, -a, -um, particípio passado de confiteor, -eri, confessar + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "confessa-no-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    inconfesso | adj.

    Que não se confessou; que não confessou (culpas)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "confessa-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Li o texto do Acordo Ortográfico de 1990 e outros textos sobre o assunto, e tomava a liberdade de perguntar qual a posição da Priberam relativamente aos prefixos sub-, ad- e ab- quando seguidos por palavra iniciada por r cuja sílaba não se liga foneticamente com o prefixo. Concretizando: sub-rogar ou subrogar; ad-rogar ou adrogar; ab-rogar ou abrogar? O Acordo, aparentemente, é omisso quanto à matéria, e já vimos opções diferentes da por vós tomada na versão 7 do FLIP.