PT
BR
Pesquisar
Definições



compagina

A forma compaginapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de compaginarcompaginar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de compaginarcompaginar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
compaginarcompaginar
( com·pa·gi·nar

com·pa·gi·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ligar intimamente.

2. Encadear; unir; enlaçar.

3. [Tipografia] [Tipografia] Meter em página a composição que está em granel.

etimologiaOrigem etimológica:latim compagino, -are.

compaginacompagina


Dúvidas linguísticas



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.




O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.