PT
BR
Pesquisar
Definições



começamos

Será que queria dizer começámos?

A forma começamospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de comedircomedir], [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de comedircomedir] ou [primeira pessoa plural do presente do indicativo de começarcomeçar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
comedircomedir
( co·me·dir

co·me·dir

)
Conjugação:defectiva.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Regular convenientemente.

2. Moderar.


verbo pronominal

3. Tornar-se comedido.

etimologiaOrigem etimológica:latim *commetio, -ire, por commetior, -iri, medir, confrontar.
começarcomeçar
( co·me·çar

co·me·çar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar começo a.

2. Principiar.

3. Encetar.


verbo intransitivo

4. Ter começo.

5. Anunciar-se, fazer prever o que há-de ser.

etimologiaOrigem etimológica:latim vulgar *cominitiare, do latim cum, com + latim initio, -are, iniciar em, instruir, começar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "começamos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.