PT
BR
Pesquisar
Definições



coliquação

A forma coliquaçãopode ser [derivação feminino singular de coliquarcoliquar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
coliquaçãocoliquação
( co·li·qua·ção

co·li·qua·ção

)


nome feminino

[Medicina] [Medicina] Necrose em que há liquefacção (ex.: coliquação cadavérica).

etimologiaOrigem etimológica:francês colliquation, do latim vulgar colliquatus, -a, -um, particípio passado de colliquo, -are, do latim colliquesco, -ere.
coliquarcoliquar
( co·li·quar

co·li·quar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Passar ou fazer passar ao estado líquido. = DERRETER, FUNDIR, LIQUEFAZER

etimologiaOrigem etimológica:latim vulgar colliquo, -are, do latim colliquesco, -ere.


Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.