PT
BR
Pesquisar
Definições



coliquação

A forma coliquaçãopode ser [derivação feminino singular de coliquarcoliquar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
coliquaçãocoliquação
( co·li·qua·ção

co·li·qua·ção

)


nome feminino

[Medicina] [Medicina] Necrose em que há liquefacção (ex.: coliquação cadavérica).

etimologiaOrigem etimológica:francês colliquation, do latim vulgar colliquatus, -a, -um, particípio passado de colliquo, -are, do latim colliquesco, -ere.
coliquarcoliquar
( co·li·quar

co·li·quar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Passar ou fazer passar ao estado líquido. = DERRETER, FUNDIR, LIQUEFAZER

etimologiaOrigem etimológica:latim vulgar colliquo, -are, do latim colliquesco, -ere.


Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Ao utilizar um parafuso sobre uma rosca, de maneira indevida ou forçada, ocorre um desgaste ou mesmo uma inutilização desta rosca. Sempre utilizei e ouvi o termo "espanar" a rosca. O termo está incorreto?
O verbo espanar, que deriva do italiano spanare e é homónimo do verbo espanar derivado de pano, encontra-se registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa com o sentido “desgastar (uma rosca) até ao ponto da sua inutilização”, sendo, de acordo com o mesmo dicionário, uma palavra de curso mais generalizado no Brasil.