PT
BR
Pesquisar
Definições



colegialmente

A forma colegialmentepode ser [derivação de colegialcolegial] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
colegialmentecolegialmente
( co·le·gi·al·men·te

co·le·gi·al·men·te

)


advérbio

De modo colegial.

etimologiaOrigem etimológica:colegial + -mente.
colegialcolegial
( co·le·gi·al

co·le·gi·al

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo a colégio (ex.: aluna colegial; ensino colegial).

2. Que é composto por ou é relativo a um grupo de pessoas (ex.: decisão colegial; órgão colegial).


nome de dois géneros

3. Aluno de colégio (ex.: grupo de colegiais; roupa de colegial).


nome masculino

4. [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Lessonia rufa) da família dos tiranídeos, cujo macho adulto tem plumagem negra com dorso laranja. = COLEGIAL-AUSTRAL, NEGRITO-AUSTRAL

vistoPlural: colegiais.
etimologiaOrigem etimológica:latim collegialis, -e.
iconPlural: colegiais.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:colégio.


Dúvidas linguísticas



Solicito a sua correção para o seguinte: "Prezados Senhores, Encaminhamo-lhes para publicação no Diário Oficial, o Edital [...]" ou "Encaminhamos-lhes para publicação [...]"?
Com o pronome lhe a forma verbal não deve sofrer alterações: encaminhamos-lhes. Se, porém, fosse o pronome o ou a, a forma verbal sofreria alteração e também o pronome (ex.: encaminhamos o documento --> encaminhamo-lo).



Há uma espécie de competição na qual são realizadas três provas de três diferente esportes e que recebe o nome de triátlon. Qual seria a definição para uma competição com dois esportes distintos: diátlon ou biátlon?
Como pode constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, uma competição que reúne duas provas distintas pode ser referida como diatlo, diátlon, biatlo ou biátlon. Estas duas últimas formas são consideradas hibridismos, uma vez que o elemento de formação bi- é de origem latina (bis, que significa “duas vezes”) e -atlo/-átlon é de origem grega (áthlon, que significa “prova desportiva”). Os hibridismos são geralmente desaconselhados pelos gramáticos, daí que as formas diatlo e diátlon sejam consideradas preferenciais, uma vez que o elemento compositivo di- é, tal como -atlo/-átlon, de origem grega.