PT
BR
Pesquisar
Definições



colegiadas

A forma colegiadaspode ser [feminino plural de colegiadacolegiada] ou [feminino plural de colegiadocolegiado].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
colegiadocolegiado
( co·le·gi·a·do

co·le·gi·a·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que está reunido em colégio.

2. Cujos membros têm poderes igualitários (ex.: órgão colegiado).


nome masculino

3. Órgão dirigente cujos membros têm autoridade igualitária (ex.: o candidato está confiante na sua eleição para o colegiado).

etimologiaOrigem etimológica:latim collegiatus, -a, -um.

colegiadacolegiada
( co·le·gi·a·da

co·le·gi·a·da

)


nome feminino

1. Corporação de sacerdotes com funções de cónegos, em igreja independente da jurisdição do prelado da diocese.

2. Igreja onde há essa corporação.

3. Conjunto de alunos de um colégio.

colegiadascolegiadas


Dúvidas linguísticas



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.




Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.