PT
BR
Pesquisar
Definições



colegiada

A forma colegiadapode ser [feminino singular de colegiadocolegiado] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
colegiadacolegiada
( co·le·gi·a·da

co·le·gi·a·da

)


nome feminino

1. Corporação de sacerdotes com funções de cónegos, em igreja independente da jurisdição do prelado da diocese.

2. Igreja onde há essa corporação.

3. Conjunto de alunos de um colégio.

colegiadocolegiado
( co·le·gi·a·do

co·le·gi·a·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que está reunido em colégio.

2. Cujos membros têm poderes igualitários (ex.: órgão colegiado).


nome masculino

3. Órgão dirigente cujos membros têm autoridade igualitária (ex.: o candidato está confiante na sua eleição para o colegiado).

etimologiaOrigem etimológica:latim collegiatus, -a, -um.

colegiadacolegiada

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).