PT
BR
Pesquisar
Definições



coalesceres

A forma coalescerespode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de coalescercoalescer] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de coalescercoalescer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
coalescercoalescer
( co·a·les·cer

co·a·les·cer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

Ligar ou ligar-se o que está separado (ex.: o crescimento fez coalescer as partículas; as bacias coalesceram e formaram um oceano primitivo). = AGLUTINAR, JUNTAR, UNIR

etimologiaOrigem etimológica:latim coalesco, -ere.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).