PT
BR
Pesquisar
Definições



co-tutela

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
co-tutelacotutelaco-tutelacotutela
( co·-tu·te·la co·tu·te·la

co·-tu·te·la

co·tu·te·la

)


nome feminino

Tutela exercida em conjunto com outrem.

etimologiaOrigem etimológica:co- + tutela.
iconPlural: co-tutelas.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: cotutela.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: co-tutela.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:cotutela.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: co-tutela.


Dúvidas linguísticas



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.



Como deverá ser: vice-diretores ou vices-diretores?
Vice- é um elemento de formação que indica "que substitui" ou "que está abaixo" (ex.: vice-presidente, vice-campeão) e não admite flexão (ex.: vice-presidentes, vice-campeões). Este elemento, segundos os textos que regulam a ortografia (tanto no português europeu como no português do Brasil, e tanto antes como depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), deverá sempre estar ligado por hífen à palavra seguinte. Por vezes, a palavra vice é usada como redução de palavras que contêm o elemento vice- (ex.: o director estava ausente e foi representado pelo vice[-director]), correspondendo nesse caso a um substantivo que admite flexão (ex.: o director estava ausente e foi representado por um dos vices).