PT
BR
Pesquisar
Definições



co-direcção

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
co-direcçãocodireçãoco-direçãocodireção
( co·-di·rec·ção co·di·re·ção

co·-di·re·ção

co·di·re·ção

)


nome feminino

Direcção conjunta.

etimologiaOrigem etimológica:co- + direcção.
iconPlural: co-direcções.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: codireção.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: co-direcção.
grafiaGrafia no Brasil:co-direção.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:codireção.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: co-direção.
grafiaGrafia em Portugal:co-direcção.


Dúvidas linguísticas


Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).



As palavras "Ajuntar" e "Juntar" podem ambas ser usadas no mesmo sentido para "recolher algo do chão"?
Nenhum dicionário regista exaustivamente o léxico de uma língua. O sentido de "recolher algo do chão" para os verbos juntar e ajuntar (que podem ser considerados variantes) não se encontra em geral dicionarizado, à excepção do Dicionário Priberam e do Dicionário Houaiss. Parece-nos tratar-se de um regionalismo, nomeadamente presente no dialecto madeirense (uma vez que pelo menos na Madeira é usado nessa acepção), entre outros possíveis.
No Dicionário Houaiss, o verbo juntar aparece com o significado "recolher, apanhar (coisas)", e com o exemplo "na feira, as crianças juntavam as frutas tombadas das barracas". O facto de aparecer também registado num dicionário brasileiro como o Dicionário Houaiss (que também tem uma edição portuguesa, onde esta acepção não sofreu alteração), pode indiciar que esta acepção terá também curso no Brasil, ainda que seja este o único dicionário brasileiro que a registe.